Luxação do Ombro 

Ombro deslocado

Instabilidade do ombro

Anatomia


A articulação do ombro é a articulação mais móvel do corpo e movimenta-se em várias direções. Mas essa vantagem também faz com que o ombro seja uma articulação fácil de se deslocar (luxar).


O ombro é formado por três ossos: o osso do braço (úmero), a escápula (omoplata) e a clavícula. A porção do osso da escápula que encosta no úmero chama-se glenóide, que é recoberta por cartilagem e tem uma borda chamada de labrum ou lábio glenoidal. Junto ao lábio glenoidal e a glenóide se insere a cápsula articular e os ligamentos glenoumerais (ligamentos que prendem a cabeça do úmero junto à glenóide/escápula).

Uma luxação parcial (subluxação) significa que a cabeça do osso do braço (úmero) está parcialmente fora do encaixe (glenóide). Um deslocamento (luxação) completo significa que ele está totalmente fora do lugar. Ambas as luxações parciais e completas causam dor e instabilidade no ombro.

Causas da Luxação do Ombro


Uma luxação do ombro usualmente ocorre por dois motivos:


1- Os ligamentos glenoumerais e a cápsula articular são frouxos (a pessoa pode nascer com frouxidão ligamentar) e um simples movimento com os músculos do manguito rotador relaxados pode fazer o ombro luxar ou subluxar.


2- Um trauma no braço faz com que o ombro (sem frouxidão ligamentar) se desloque as custas de lesão nos ligamentos glenoumerais e cápsula articular junto a glenóide podendo estar associado a outras lesões como lesão labral (lesão do labrum glenoidal ou lesão de bankart), lesão do nervo axilar, lesão nos tendões do manguito rotador, afundamento ósseo da glenoide ou cabeça umeral (lesão de Hill-sachs) e até fratura.

 

A articulação do ombro pode deslocar-se para a frente, para trás ou para baixo. O tipo mais comum de luxação do ombro é quando o ombro desliza para a frente (instabilidade anterior). Isso significa que o osso do braço se moveu para frente e para fora do encaixe. Pode acontecer quando o braço é colocado em uma posição de arremesso.

 

Avaliação Médica


Após o ombro ter um deslocamento (luxação) completo é necessário procurar assistência médica imediata. Na avaliação, o médico. além de realizar a anamnese. examinará o seu ombro e provavelmente irá pedir um Raio-x para comprovar a luxação do ombro e descartar outras lesões como fraturas. O médico então deverá colocar o ombro no lugar, manobra chamada redução fechada, que se realizada precocemente alta chance de sucesso. A dor intensa cessa imediatamente após o ombro voltar ao lugar.

Reabilitação


O seu médico pode imobilizar com uma tipóia ou outro dispositivo durante várias semanas após o tratamento. Depois que a dor e o inchaço diminuírem, o médico prescreverá exercícios de reabilitação para você. Isso ajuda a restaurar a amplitude de movimento do ombro e a
fortalecer os músculos. Reabilitação também pode ajudar a prevenir a luxação do ombro novamente no futuro.
A reabilitação começará com exercícios de tonificação muscular suave. Mais tarde, o treinamento com pesos pode ser adicionado.

Se a luxação do ombro se tornar um problema recorrente, e o tratamento não cirúrgico e a fisioterapia falharem, uma cirurgia pode ser necessária para reparar ou apertar os ligamentos rompidos ou esticados que ajudam a manter a articulação no lugar, particularmente em atletas jovens.

Normalmente esta cirurgia é realizada por videoartroscopia através de minimas incisões onde o cirurgião consegue ver e reparar o interior da articulação do ombro através de ume pequena câmera do tamanho de uma caneta. Às vezes, o ombro deslocado recorrentemente pode resultar em algum dano ósseo no úmero ou no encaixe do ombro (glenóide). Se o seu cirurgião identificar algum dano ósseo, ele poderá recomendar uma cirurgia de transferência óssea. Esta cirurgia geralmente é realizada de maneira aberta através de uma pequena incisão, sendo a técnica mais frequentemente utilizada a de Bristow-Latarjet.

 

Agende sua Consulta Online 
se preferir          
11 3021-4155
ou ainda preencha o formulário.

Horários de atendimentos

Segunda a Sexta das 8h às 18h

Sábado das 8h às 12h (Acupuntura)

whatsapp-icone.png

Este site tem objetivo educativo e informativo, mas não substitui a orientação fornecida por seu médico, com base em avaliação própria para cada caso.

2018 por Consutti para Clínica Iamaguchi