Lesão Ligamentar Múltipla

DR._MAURICIO_IAMAGUCHI CRM 116.096        +Currículo Completo

Formado pela Faculdade de Medicina da USP, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Internacional de Artroscopia, cirurgia do joelho e Medicina Esportiva

Lesões ligamentares do joelho complexas e combinadas


Descrição
O joelho é a maior articulação do corpo e uma das mais complexas. É também vital ao movimento.

Os ligamentos do joelho ligam o fêmur com os ossos da perna. Lesões ligamentares do joelho complexas e combinadas são comuns em entorses no joelho durante atividades esportivas e em acidentes de motocicleta ou automobilísticos.

No passado lesões de mais de um ligamento do joelho colocaria um fim às atividades esportivas do paciente. Hoje, com a evolução das técnicas cirúrgicas de reconstrução ligamentar muitos atletas são capazes de retornar ao esporte de alto nível após lesões ligamentares múltiplas no joelho.

Anatomia

Anatomia normal do joelho, vista frontal Três ossos se encontram para formar a articulação do joelho: o fêmur, a tíbia, e a patela (rótula). A patela situa-se na frente da articulação para proporcionar alguma proteção.

Os ossos estão ligados a outros ossos por ligamentos. Há quatro ligamentos principais em seu joelho. Eles agem como cordões fortes para manter os ossos juntos e manter a estabilidade do joelho.

Os ligamentos colaterais
Estes são encontrados nas laterais do joelho. O ligamento colateral medial está na parte interna e o ligamento colateral lateral fica do lado de fora. Eles controlam o movimento lateral de seu joelho e estabilizam o joelho contra movimentos anormais laterais (em valgo e varo).

Ligamentos cruzados
Estes são encontrados dentro de sua articulação do joelho. Eles se cruzam para formar um "X" com o ligamento cruzado anterior na frente e o ligamento cruzado posterior atrás. Os ligamentos cruzados controlam o movimento de vaivém (flexo-extensão) de seu joelho.

A articulação do joelho depende apenas desses ligamentos e músculos ao redor para sua  estabilidade, e pode ser facilmente lesionado. Qualquer contato direto com o joelho quando o pé esta travado no chão ou mudanças de direção rápidas durante atividades esportivas podem lesionar um ou mais ligamentos do joelho.

Lesões ligamentares são considerados "entorses" e são classificados em uma escala de gravidade.

Entorses grau 1. O ligamento é levemente danificado em um entorse de grau 1. Fica um pouco esticado, mas ainda é capaz de ajudar a manter a estabilidade da articulação do joelho.

Entorses grau 2. O entorse de grau 2 no ligamento deixa ele um pouco solto. É muitas vezes referido como uma ruptura parcial do ligamento. A articulação fica parcialmente instável.

Entorses grau 3. Este tipo de entorse é mais comumente referido como uma lesão completa do ligamento. O ligamento fica dividido em duas partes, e a articulação do joelho fica solta (instável).

É possível romper dois ou mais ligamentos ao mesmo tempo. Estas lesões múltiplas podem ter sérias complicações. Elas podem interromper o fornecimento de sangue para a perna se tiverem lesão arterial associada. Elas também podem afetar os nervos que suprem os músculos do membro. Em casos graves, lesões ligamentares múltiplas podem levar à amputação.

Ruptura do ligamento cruzado anterior pode ocorrer frequentemente com lesão do ligamento colateral medial (LCM). O ligamento colateral medial (LCM) rompe com mais freqüência do que o ligamento colateral lateral (LCL). Devido à anatomia mais complexa do lado de fora do joelho, com a lesão do ligamento colateral lateral (LCL), geralmente outras estruturas da articulação também são lesionadas, sendo comum em traumas de alta energia a lesão do ligamento cruzado posterior associada a lesão do ligamento colateral lateral (LCL) e outras estruturas laterais do joelho chamadas de canto póstero lateral do joelho.

Tratamento
O indivíduo com uma suspeita de lesão ligamentar múltipla do joelho precisa de um exame completo por um médico experiente. Dependendo das lesões associadas, o cirurgião ortopédico pode chamar outros especialistas, como um cirurgião vascular ou um microcirurgião.

Diferente do tratamento para lesões simples de um ligamento do joelho, como a lesão do ligamento cruzado anterior, a cirurgia para rupturas ligamentares combinadas é frequentemente realizada quando possível logo após a lesão. Isto é feito mesmo que a cirurgia precoce represente um risco aumentado de artrofibrose (quando se forma uma cicatriz na articulação). Mais de uma operação podem ser necessárias quando se tratam lesões ligamentares múltiplas.

Os resultados funcionais das cirurgias em lesões ligamentares múltiplas não são tão consistentes quando comparados com as cirurgias de uma única lesão ligamentar.

No passado, uma lesão ligamentar de múltiplos ligamentos impedia o retorno às atividades esportivas.

Hoje muitos pacientes podem voltar ao esporte de alto nível com as técnicas mais modernas de reconstrução anatômica de lesões ligamentares complexas.

 

Agende sua Consulta Online 
se preferir          
11 3021-4155
ou ainda preencha o formulário.

Horários de atendimentos

Segunda a Sexta das 8h às 18h

Sábado das 8h às 12h (Acupuntura)

whatsapp-icone.png

Este site tem objetivo educativo e informativo, mas não substitui a orientação fornecida por seu médico, com base em avaliação própria para cada caso.

2018 por Consutti para Clínica Iamaguchi